Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Funções Executivas

por Neuro|Act, em 19.03.15

Constituem um mecanismo de integração intermodal e intemporal, que permite projetar cognições e emoções, desde o passado até ao futuro, com o objetivo de encontrar a melhor solução para situações novas ou complexas, com o intuito ao comportamento adaptativo.

 

As funções executivas, são o processo pelo qual, um sujeito otimiza o seu desempenho quando tem de operar mais do que uma aptidão cognitiva. É a capacidade de coordenação das diversas áreas cognitivas e responsável pelo poder inibitório. Isto é, tem o poder de controlo, supervisão. 

 

Pode caracterizar-se cinco componentes das funções executivas, como a capacidade de monotorização, processo inibitório, flexibilidade, planificação e tomada de decisão.

 

A monotorização/atualização, consiste na renovação e supervisão do controlo de qualidade e reajuste da execução ao logo do tempo. Considera-se importante para encontrar discrepâncias entre a realidade exterior e a resposta, por forma a interromper ou reformular, se necessário, o esquema comportamental adotado, quando se verifica uma anomalia. 

 

O processo inibitório consiste no cancelamento de respostas automatizadas, predominantes ou guiadas por recompensa. Inibe comportamentos inapropriados para as demandas do contexto externo.

 

A flexibilidade mental, é a capacidade para alternar entre esquemas mentais distintos, comportamentos padronizados, ou alterar tarefas de acordo com as novas exigências do ambiente.

 

A planificação associa-se à capacidade de antecipar, ensaiar, e executar sequências comportamentais complexas num plano prospectivo.

 

Por fim, a tomada de decisão, é capacidade de selecionar a opção mais vantajosa, entre um conjunto possível de alternativas disponíveis.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:50


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Arquivo