Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Prezado Profissional de Animação, 

 

É com enorme orgulho e satisfação que a NeuroAct®, consciente das necessidades, bem como das vicissitudes inerentes à realidade social da nossa população, se congratula pela conquista de mais um sonho tornado realidade.

 

Surge O Todo pelas Partes.

 

"O TODO PELAS PARTES" é um jogo de estimulação cognitiva inovador e versátil, que pretende estimular capacidades cognitivas, tais como: atenção, raciocínio lógico, praxias, memória semântica e percepção visual.

 

QUEM PODE JOGAR
Adultos seniores com diversos níveis de escolaridade (ou sem), envelhecimento saudável, défice cognitivo, demência.

 

"O TODO PELAS PARTES" permite ao Técnico um trabalho de dinâmica de grupo ou neuroestimulação individual. Uma intervenção informal e de divertimento, ou de recuperação cognitiva, formal e inserida num plano de intervenção. 
 
Por ser um jogo que permite ser jogado de 4 formas diferentes, cada intervenção terá objetivos distintos. Assim, podem-se considerar os seguintes:
Jogo 1 – estimula funções executivas, memória semântica, raciocínio lógico, atenção.
Jogo 2 – estimula linguagem, criatividade, percepção visuo-espacial, atenção.
Jogo 3 – Estimula praxias, atenção.  
Jogo 4 – Perceção visual e atenção, para pessoas com demência ou défice cognitivo ligeiro.

Imagem.jpg

 http://www.neuro-act.com/#!neuroestimulacao/c1cul

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:56


2 comentários

Imagem de perfil

De Neuro|Act a 02.05.2016 às 13:11

Prezado profissional, gostaria de partilhar outras sugestões de como jogar "O Todo pelas Partes", usando as cartas das imagens. A nossa intenção é potenciar o uso do jogo, bem como, aumentar o efeito positivo nos vossos grupos de trabalho.

Assim, para além das formas de jogar descritas na caixa, deixo as seguintes:

1. Sugestões para a forma 4 (pessoas com demência ou défice cognitivo):

a) entregar 3/4 cartas de cada vez e solicitar que indique a imagem solicitada pelo profissional. Troque as imagens assim que o jogador adivinhar todas as imagens.

b) deixar um conjunto de cartas espalhadas sobre a mesa, das varias categorias e solicitar que o utente agrupe por categorias, ex: entregue todas as cartas de animais (usar 2/3 imagem de cada categoria).

c) igual a b), mas solicitar que entregue cartas quem tenham a mesma cor, ou que a cor ser predominante (ex: a cor verde, ou vermelha, outras cores).

Tempo médio de jogo: 30/50 minutos. Trabalho individual ou em grupos pequenos.

2. Dicas para a forma 2

a) usar como jogo da memória.
Juntar 10 cartas, em que se repetem duas categorias (ex: 2 cartas de alimentos, 2 de animais, 2 cartas de Arquitetura, 2 de transportes e 2 de objectos). As imagens ficam viradas para baixo. O utente ao levantar, terá de fixar onde estão as categorias.

4 pessoas em jogo, se tiverem todas as 8 categorias, caso tenham apenas 4, podem ser 8 pessoas em jogo. Trocar os conjuntos assim que os jogadores vão terminando. Tempo de jogo 50 minutos.

Usando as cartas de texto:

Forma 1

a) Descrição sem o uso de imagens.

--------------------------------------------------------------

Desejamos a todos, um bom jogo e excelente trabalho.

Estamos ao dispor para eventuais esclarecimentos, e partilhar de informação.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.10.2017 às 16:23

Boa tarde
Como posso adquirir o jogo?
Obrigada

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Arquivo